Prefácio

A Segunda Guerra Mundial foi documentada como nenhuma outra na Historia. Foi estudada e reestudada através dos anos, registrada em ensaios e ficções, lembrada e minuciosamente revivida em memórias e depoimentos. E mesmo assim ainda restam detalhes não examinados, bastidores a serem explorados e fatos obscuros a serem esclarecidos, de uma guerra da qual se imaginava saber tudo.
Este livro fascinante aborda episódios da Segunda Guerra Mundial, envolvendo especificamente o Brasil, que, se não foram exatamente esquecidos, nunca receberam a atenção que mereciam. Parte do seu fascínio vem da capacidade do autor de contar a história verdadeira como um bom "thriller", concentrando-se no drama humano das vítimas e dos sobreviventes da agressão alemã, quando o Brasil ainda não se decidira a entrar no conflito.
Incrivelmente, ainda há muito a ser revelado sobre uma guerra que terminou há quase 70 anos. Nossa sorte é que existem pesquisadores como o Marcelo Monteiro, disposto a lançar luz sobre as sombras que ficaram para trás, as histórias que ainda faltavam contar.

Luis Fernando Verissimo